Depois de anunciar que poderá disponibilizar uma versão baseada na web do Office 2010, a Microsoft informou que planeja dar aos clientes corporativos a opção de hospedar o Office Web em seus próprios servidores, o que daria aos clientes mais controle sobre o produto. Os planos da fabricante, foram divulgados dias depois de o Google anunciar que entraria no segmento de sistemas operacionais para desktops com o Chrome OS.
"Todo o clientes que tiver grande volume de licenças do Office terá direitos para rodar os aplicativos baseados na web em seus próprios servidores", afirma Chris Capossela, vice-presidente sênior da unidade corporativa da Microsoft, em entrevista. "Trata-se de uma grande distinção entre a Microsoft e nossos competidores", acrescenta, em menção ao rival Google.
O Google Apps, que inclui processador de textos, planilhas e ferramentas de apresentação, precisam necessariamente estar hospedados nos servidores Google - uma situação que dificulta a adoção pode parte dos gestores de TI por conta de questões como privacidade e segurança.
"Nós acreditamos que muitos consumidores querem ter o controle das coisas", informa Capossela. A Microsoft dará ainda aos clientes corporativos a opção de acessar o Office Web externamente se eles não possuírem infraestrutura para fazê-lo internamente.
O acesso ao Office Web, que inclui versões otimizadas para ambiente cloud de Word, Excel, PowerPoint e OneNote, estará disponível para clientes Microsoft sem custo adicional para a versão usuário final. Esses usuários poderão utilizar o serviço por meio do portal Windows Live.
O Office Web será parte do lançamento geral do Office 2010, programado para o primeiro semestre do próximo ano.
Na segunda-feira (13/07), a Microsoft lançou um preview técnico do produto para alguns desenvolvedores. A fabricante prevê uma versão beta ainda neste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário